sexta-feira, 18 de março de 2011

Justiça Eleitoral convocará 6 mi para biometria


Dez milhões de eleitores poderão utilizar o leitor biométrico em 2012
A Justiça Eleitoral irá convocar 6.127.452 de brasileiros para comparecer a postos de atendimento e cartórios a partir das próximas semanas, para coleta das impressões digitais, em recadastramento para identificação biométrica nas eleições municipais de 2012.

O recadastramento de eleitores ocorrerá em todos os municípios de Alagoas e Sergipe, em seis cidades de Pernambuco (Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência), em Curitiba, Goiânia e nos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva.

O prazo para o eleitor se apresentar deve se estender por vários meses.

No segundo semestre, a Justiça Eleitoral definirá outros municípios, que passarão pelo mesmo procedimento. Quem não comparecer terá o título cancelado.

A expectativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é que cerca de 10 milhões de eleitores já possam utilizar o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica para se identificar na hora de votar nas eleições municipais de 2012.

O recadastramento também é o primeiro passo para que os cidadãos recebam um documento único de identificação, chamado RIC (Registro de Identificação Civil)), em substituição à carteira de identidade, CPF e título de eleitor.

"À medida que fornecermos para o Ministério da Justiça os dados cadastrais daqueles identificados biometricamente, eles [esses eleitores] receberão de forma prioritária a carteira de identidade nacional, que é o RIC", disse o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski.

Nenhum comentário: