segunda-feira, 14 de março de 2011

Fitoterápico melhora os sintomas da endometriose


Unha-de-gato
Um fitoterápico à base de uma planta conhecida como "unha-de-gato" tem melhorado os sintomas da endometriose, doença que causa infertilidade feminina e dor nos períodos menstruais.
Intrigados com o grande número de pacientes que tomam o remédio por conta própria e relatam melhora, pesquisadores começaram a testá-lo cientificamente.

Os resultados do primeiro estudo controlado, feito pelas universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Maranhão (Ufma), em ratas, mostraram que a unha-de-gato conseguiu reduzir em 60% as lesões causadas pela endometriose.

Na doença, o tecido que reveste o útero (endométrio) sai fora dele e atinge outros órgãos da pelve, como intestinos e bexiga. Estima-se que 6 milhões de brasileiras sofram da doença.

Agora, na fase clínica do estudo, o fitoterápico será dado a mulheres e comparado com placebo ou medicamentos hormonais usados no tratamento tradicional da doença. A hipótese é que a planta possua propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras (que melhoram o sistema imunológico).

Antes mesmo dos resultados do estudo clínico, a unha-de-gato tem sido prescrita a pacientes da Unifesp que já usaram, sem sucesso, drogas hormonais ou para aquelas que não podem usar esse tipo de medicamento.

"Os relatos de melhora dos sintomas, principalmente da dor, surpreendem. Eu dei para a minha mulher tomar. Ela tem endometriose e a medicação hormonal não estava funcionando", diz Eduardo Schor, coordenador do ambulatório de endometriose e dor pélvica da Unifesp e um dos autores do estudo.

Segundo ele, a unha-de-gato parece diminuir o processo inflamatório causado pela endometriose na região pélvica. Os pesquisadores ainda não sabem se a planta pode ser usada para ajudar mulheres com dificuldade para engravidar.

"Não não se sabe, por exemplo, se ela altera a espessura de endométrio ou dos mecanismos de ovulação", explica Schor.

Também ainda deverá ser definida a dose ideal do fitoterápico para cada paciente. No comércio, existem cápsulas de 150 mg, feitas a partir da casca da planta.

O ginecologista Carlos Alberto Petta, professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), diz que, do ponto de vista conceitual, a unha-de-gato pode melhorar a dor de qualquer processo inflamatório.

"O problema é que, em se tratando de dor, o efeito placebo é muito grande. O ato de escutar essa mulher também melhora a dor."

Para ele, só será possível dizer que a unha-de-gato funciona depois de testá-la em mais estudos.

TERAPIA GÊNICA

Uma outra linha de pesquisa desenvolvida na Unifesp aponta que há mutações genéticas envolvidas na endometriose. Uma delas, chamada de P27, foi descoberta pela equipe de Schor.

A presença dessa mutação aumenta duas vezes as chances de a mulher ter a doença. "O P27 faz com que as células fiquem mais "nervosas" e proliferem mais do que o normal", diz Schor.

A partir dessas descobertas, o grupo trabalha no desenvolvimento de instrumentos de terapia gênica para tratar a endometriose.

“O uso de adenovírus [vírus modificados] carregando genes que restabelecem a normalidade genética já foi testado em cultura de células de endometriose e os resultados foram promissores", conta Schor.
 Cláudia Collucci, de São Paulo


Propiedades da unha-de-gato



A unha-de-gato é uma planta típica da Amazônia, especialmente da Amazônia peruana; ela é uma trepadeira que pode chegar aos 30 ou 40 metros de altura, muitas vezes cobrindo as árvores completamente.

O seu nome científico é Uncaria tomentosa, mas dificilmente você escute esse nome pois é mais comum chamá-la de unha-de-gato e ela é chamada assim justamente porque seus espinhos têm forma de unha de gatinho....

O seu uso mais comum é em infusões, e pode curar diversas afeições como asma, para cicatrizar feridas, aliviar dores nas articulações, é anti-inflamatória, usada contra problemas estomacais e também ingerida após o parto.

Pode ser usada também em casos de cirrose, gonorreia, diarreia, dores musculares e fungos; mas não sempre o uso é por ingestão.

Entre as tantas funções dos componentes da unha-de-gato pode-se destacar também que é efetivo na estimulação das defesas do organismo humano assim como também serve como anti-inflamatório e em doses maiores serve como anticonceptivo.

Em universidades da Europa e dos Estados Unidos têm-se realizado estudos para ver os efeitos da unha-de-gato poderia ajudar nos tratamentos de câncer, Aids e também de herpes; têm-se encontrado confirmações de melhoras.

Nenhum comentário: