sexta-feira, 16 de março de 2012

Procon/AC lança cadastro de empresas mais reclamadas

Atendimento do Procon na OCA/AC
Foi lançado nesta quinta-feira durante coletiva de imprensa às 14h no auditório da OCA, o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas do Procon/AC, que entre outros dados, mostra o ranking das empresas mais reclamadas no ano de 2011, além de um quantitativo geral das reclamações e estatísticas por idade e tipo de reclamação.

O cadastro faz parte de uma atividade que atende ao disposto no Código de Defesa do Consumidor (art. 44), onde é determinada a divulgação das reclamações fundamentadas, tanto atendidas quanto não atendidas, pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços.

No período que foi de janeiro até dezembro de 2011 o Procon/AC realizou 18.513 atendimentos, ou seja, 16,30% a mais em relação ao ano anterior - que apresentou 15.918, mostrando que a Diretoria de Defesa e proteção do Consumidor tem cumprido seu papel de forma a melhorar o atendimento e elevar o alcance aos consumidores.

Desse total de atendimentos, o Procon conseguiu resolver, de forma rápida e sem abertura de processo administrativo, os problemas de 13.261 (treze mil, duzentos e sessenta e um) consumidores, sendo 83,09% da demanda total no ano. No entanto, alguns fornecedores ou lojistas se negaram a atender de imediato as reclamações dos consumidores e resolver o problema de forma simples, sendo necessária a abertura de 2.586 (dois mil, duzentos e oitenta e seis) processos administrativos, correspondendo a 16,20% do atendimento total.

O relatório completo já pode ser baixado acessando o endereço eletrônico: http://www.procon.ac.gov.br/, no menu ‘Empresas Mais Reclamadas’.
Assessoria de Imprensa
Procon/AC


O ranking



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