segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cafeína previne contra o câncer de pele


Estudos apontam que composto tem propriedades que impedem aparecimento da doença

Composto está presente no cafezinho
Cientistas norte-americanos afirmam que a cafeína tem propriedades positivas na prevenção dos cânceres de pele e que aplicações da substância poderiam contribuir para impedir o aparecimento da doença e agiriam também como um protetor solar.

De acordo com reportagem publicada na agência France Press, durante o estudo os pesquisadores modificaram ratos geneticamente para reduzir em sua pele a função da proteína ATR (Telangiectasie d'ataxie Rad3), que desempenha papel importante na multiplicação das células da pele danificadas pelos raios ultravioleta do sol.

O trabalho publicado no site da Academia Nacional Americana de Ciências (PNAS) aponta que os tumores de pele apareceram três semanas mais tarde nesses roedores quando comparados aos outros ratos do grupo que serviu de cobaia. 

Ainda segundo os cientistas, após 19 semanas de exposição aos raios, os ratos geneticamente modificados tinham 69% menos tumores de pele e quatro vezes menos agressivos que os demais. 

O resultado indica que os efeitos protetores da cafeína contra os raios são explicados por causa da neutralização da ATR durante o estágio pré-canceroso, antes que o tumor da pele se desenvolva totalmente. 

O câncer é o mais frequente nos EUA, com mais de 1 milhão de novos casos por ano. 

Chá verde pode ajudar em 4 tipos de tumores

Uma pesquisa realizada no Hospital Infantil da Filadélfia, nos EUA, descobriu que dois compostos do chá verde podem ajudar no desenvolvimento de medicamentos para quatro tipos de tumores e uma doença congênita fatal. Segundo os cientistas, a bebida age na regulação da susbtância glutamato desidrogenase (GDH), responsável pela digestão dos aminoácidos. No estudo, o chá verde inibiu o glioblastoma, um tipo agressivo de tumor cerebral, e a esclerose tuberosa, que causa tumores não malignos. Agora os cientistas esperam desenvolver novos medicamentos. Destak

Nenhum comentário: