Brasil e Bolivia no combate as drogas |
No país vizinho, a folha da coca, além de bastante consumida na forma de chá ou mastigada in natura, é vista como uma planta medicinal e um patrimônio cultural. A previsão inicial era a de que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, viajasse ontem para La Paz, mas, segundo a assessoria do ministério, compromissos ministeriais retardaram a partida, remarcada para a madrugada de hoje. Na capital boliviana, o ministro se reunirá com o ministro de Governo do país andino, Sacha Llorenti.
Além do projeto piloto antidrogas envolvendo Brasil, Bolívia e Estados Unidos, Cardozo e Llorenti assinarão também um acordo de cooperação jurídica e um termo estratégico de cooperação policial.
A visita do ministro da Justiça brasileira ocorre três dias após o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, encerrar a primeira visita oficial da diplomacia brasileira à Bolívia após a posse da presidenta Dilma Rousseff. A provável participação dos Estados Unidos no acordo ocorre dois anos após o governo boliviano ter expulsado a Agência de Combate às Drogas do país, alegando que os agentes norte-americanos teriam participado de uma conspiração contra o presidente Evo Morales.
Alex Rodrigue
Nenhum comentário:
Postar um comentário